Programa Esclerose

HUMOR à INFORMAÇÃO à DESINFORMAÇÃO à CURIOSIDADES à VARIEDADES à

ESCLEROSE!!

domingo, 5 de fevereiro de 2012

CURIOSIDADES CURIOSAS E ENIGMAS SOBRE AS PIRÂMIDES



A partir de estudos astrônomicos, sobretudo da constelação de Órion, uma parte do mistério que envolve as pirâmides de Gizé começa agora a ser desvendada.
Nos últimos dois séculos, nossos conhecimentos sobre a cultura do Antigo Egito evoluiram bastante. Mas vários mistérios permanecem sem solução, sendo o principal quando, como e por que foi construída a Grande Pirâmide.
  A egiptologia tradicional diz que a Grande Pirâmide foi construída por volta do ano 2450 a.C., pelo faraó Quéops, da quarta dinastia, para lhe servir de túmulo. Foi erguida na cidade de Gizé, uma necrópole da antiga Mênfis, que hoje é parte da Grande Cairo. A tradição de construir pirâmides começou como uma sofiticação da idéia da mastaba, ou “plataforma”, que cobria a tumba real; depois foram sendo usada várias mastabas sobrepostas. As primeiras pirâmides, como a estrutura em degraus do rei Djoser, em Saqqara, construída pelo famoso arquiteto Imhotep, ilustram essa conexão.
Acredita-se que a Grande Pirâmide tenha sido construída durante um período de 30 anos, sendo que dez deles foram gastos na construção da estrada por onde os blocos de pedra foram arrastados e na preparação dos compartimentos subterrâneos do terreno onde os blocos foram colocados.
Gizé é o nome do local onde estão as 3 pirâmides: A maior é a de Queóps, um pouco menor a Quéfren e a menor é a de Miquerinos.
Este desenho do século XIX do interior da Grande Pirâmide feito por Luigi Mayer mostra a precisão com a qual os blocos de pedras eram fixados uns aos outros. O declive ingrime da grande Galeria conduzia a Câmara Funerária do Rei, onde só encontraram o sarcófago vazio. Grandes blocos de granito deslizaram possivelmente por esta rampa abaixo fechando o túmulo para sempre. A passagem de baixo conduz a câmara da Rainha.
O Famoso local de Gizé situa-se a oeste do Nilo, a menos de 16 Km a sudoeste do Cairo. As três grandes pirâmides aparecem no horizonte assim que se chega aos suburbios da grande cidade. O Sharri a al-Ahram (Avenida das Pirâmides) conduz diretamente aos monumentos majestosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário