FONTE: http://www.mulhercomfritas.com/2011/09/musica-brasileira-voce-se-orgulha-dela.html
Música brasileira: você se orgulha dela?

Você se orgulha da música que seu país produz? Nos últimos tempos nossa música tem adquirido um caráter cada vez mais diferente. Para alguns essas novas bandas que fazem a cabeça da nova molecada é motivo de vergonha para a nossa música.
Parei para rever alguns clássicos da nossa música, como Charlie Brown Jr., Vanessa da Mata, Ira!, Cassia Eller, Renato Russo.... Podemos assim lembrar que a música brasileira tem trechos felizes na sua história.
A nossa melodia era composta com melodias e ritmos agradáveis. Não é o tipo de música que você ouve numa festa, mas é aquela que você ouve com a família, uma instituição que está entrando em decadência infelizmente. Era o tipo de música que você cantava com os amigos. O tipo de música que você não tem no seu aparelho eletrônico mas que todos sabem cantar.
As letras tinham mais significado do que o egocentrismo de um adolescente. Acho que o que mais se peca atualmente na música, é a falta de uma letra com sentido e que nos faz refletir e pensar além de nós.
"Se lembra quando a gente chegou um dia a acreditar
Que tudo era pra sempre
Sem saber, que o pra sempre, sempre acaba"
Lembro-me de Charlie Brown Jr fazendo sucesso com suas letras críticas e sem firulas. E não faz tanto tempo assim que esse era o tipo de música que a juventude admirava.
Eu não sei fazer poesia... Mas que se foda!!!
Eu odeio gente chique eu não uso sapato... Mas que se foda!!!
O rock brasileiro tinha outra definição. Outro sentido, outro objetivo. As letras tinham sentido e coesão. Era uma verossimilhança assustadora.
Mas hoje as letras são feitas por moleques para moleques. E eu parei pra ouvir algumas dessas músicas desses novos tempos. E não tem erro, todas elas tem uma coisa em comum: só sabem falar sobre dor de adolescente.
E isso combina perfeitamente com a nossa nova juventude mimada. Adolescentes que acham que acham que são o centro do universo. Não se preocupam com mais nada além daquilo que pertence ao seu mundo. Para eles não existe nada além do seu amor não compreendido, da sua vida "sofrida", como se o mundo tivesse que parar por eles. E aí você faz uma música com uma letra acariciando o ego deles, fala que ama seus fãs, e pronto, você tem um "sucesso".
Ao menos esse não é o tipo de música capaz de apagar os grandes sucessos da música brasileira. Nossos grandes sucessos serão para sempre clássicos. E esse tipo de música tem data de validade, ainda bem, logo se juntará aos antigos "Rouge, KLB e Br'oz"
Nenhum comentário:
Postar um comentário